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29 de maio de 2017, 16:53

Como minimizar a resistência ao novo software de gestão legal?

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Algumas ações podem contribuir consideravelmente para minimizar e até eliminar a costumeira resistência à mudança do software de gestão legal.
Conseguir demonstrar as vantagens na utilização do novo software, seja através de comparações com o software antigo, ou de comparações com o status quo, onde a nova realidade trará maior produtividade, facilidade no cadastro de dados e extração de informações, clareza nas informações extraídas, aumento de satisfação dos clientes internos e externos, são argumentos que levam a uma sensação de “Vale a pena me esforçar e apoiar a mudança!” e é disso que necessitamos neste momento de mudança.

Algumas ações práticas que podem minimizar a resistência:

• Eleger pelo menos 1 multiplicador em cada time. Os multiplicadores devem ser pessoas que exercem certa influência nos demais e que se disponham a entender as novas regras para servirem de apoio. Não é necessário que o multiplicador seja a pessoa que atualmente mais se destaca em conhecimentos em informática, pois atualmente este conhecimento técnico está bem difundido e, às vezes, uma pessoa que tenha sua agenda mais livre e menos responsabilidades poderá abraçar a causa mais fervorosamente;

• Envolver os multiplicadores na etapa de consultoria, onde o Consultor fará, em conjunto com os representantes do Escritório ou DEJUR, as definições do quê, como e quem utilizará cada uma das funcionalidades do software. É muito importante que na Consultoria não participem somente o gestor e sócios, mas também representantes de todos aqueles que, de fato, utilizarão o software a todo momento;

• Caso haja migração de dados para o novo software, optar por uma migração subjetiva e com saneamento de dados, pois a correção manual do banco de dados migrado muitas vezes é muito cansativa e isso acaba desanimando os usuários.

• Ter uma introdução nos treinamentos do novo software que explique o porquê da troca ou implantação do software e seus benefícios. Todos devem participar dos treinamentos e desta explicação.

Enfim, envolver aqueles que utilizarão o software é um bom caminho para que ele seja acolhido com maior naturalidade e menos resistência.

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